quarta-feira, julho 19, 2006

Iconoclastas, Rótulo.

Caros leitores,

Findo o ano lectivo para a maioria, o blog selvagem cai, com naturalidade, na sua inactividade inerente do bom tempo, da noite que escreve em gordas letras "André, as férias estão aí, consome-as".
Mas antes de podermos, de facto, colocar a advertência "Fechado para férias" há stocks a repôr e outros a serem contados. Pois assim seja, Praxe.
Após o escândalo provocado pela forte crítica lançada à Praxe da Faculdade de Economia do Porto, pelo nosso bom companheiro Teixeira, escândalo este facilmente comparado ao Calciocaos, quando todos pensavamos que os comentários dos tão bem amados leitores (e não digam que não sou ternurento) se iriam ficar pelos 61, eis que surge o Vítor Silva.

Antes de mais, agora já lançados por este belo prefácio convido os, novamente, tão bem amados leitores a procederem a uma breve leitura do 'comment' número 61, assinado pela personagem principal deste belo excerto da revista Maria - Vítor Silva.
Concordo... Bem haja a técnica de leitura na diagonal, há livros que se resumem em breves páginas assim como comentários se resumem em poucas ou nenhumas palavras.

"Eu confesso que não li todos os comentários por duas razões: são muitos e ia a meio e já estava farto de tanta hipócrisia, que o ditos "selvagens" se comprometem a combater." by Vítor Silva.

Hipocrisia, sem acento. Ias a meio, sensivelmente no comentário nº 30, e já estavas farto de "hipócrisia", hum... Uma pergunta, abandonas o noticiário da noite a meio? É que grande parte da matéria noticiada é fruto de hipocrisias.
Mas vou ser sincero, nunca me tinha pensado como um verdadeiro justiceiro em combates versus hipocrisia, quem sabe não utilizaremos essa tua ideia e passamos a erguer o nome "Justiceiros Selvagens", já que dizes que nós nos fazemos passar por heróis de banda desenhada, quando pelo que percebi nos achas uma autêntica conspiração.

"O grande problema deste tópico é (práticamente) só ser comentado por pessoal que não percebeu o espirito de PRAXE. Todos ainda temos muito a aprender, mas quem frequentou (nem digo sempre mas frequentemente) as actividades de PRAXE, sim porque actividades de PRAXE não é só 5ª-feiras à tarde, cenas relacionadas com o cortejo e bebedeiras, deveria ter percebido algo mais." by Vítor Silva.

Ai ai Vítor Silva, é apenas o 2º parágrafo e assinaste prontamente a certidão de óbito do teu comentário. Mas em frente, quem é herói de banda desenhada também pode ser um cirurgião conceituado, vamos lá proceder à autópsia destas belas frases.
A parte do "não percebeu o espirito de PRAXE", permite aqui só um breve riso, pronto já está. Camaradagem, amor, sujeição, confiança, respeito, mais uma série de adjectivos ou conceitos adjacentes ao factor crescimento enquanto aliado a uma pedagogia de vida. Vida, momentos, quadro de Miró em que cada risco abstracto simboliza um copo, uma noite, um berro.
Qual a dificuldade de perceber e conceptualizar aquilo que pensas que nós não adquirimos? Ah, claro, factor participação. Puff, é aqui que disparas uma 9mm sobre o teu próprio comentário. Mas como sou um "Justiceiro", deixo-te apanhar o invólucro desse mesmo disparo.
O conhecimento de causa é arma ideal para obter uma resposta positiva do alvo, senão acabas por cair no ridículo ao bom jeito das noites proporcionados por Marcelo Rebelo de Sousa quando este criticava o bolo de um livro apenas pelo prefácio.
Entre não aceitar determinadas atitudes ou sujeições a não participar e ser pela Praxe, vai uma larga distância, distância essa que o teu comentário não conseguiu percorrer. Mais uma vez, será que deixas tudo a meio?
Muitos de nós somos bastante activos, muitos de nós eramos bastante activos, muitos de nós são pela Praxe da nossa Faculdade e por isso mesmo é que gostamos que saibam o que pensamos. Mas caro Vítor Silva, tomar o que é dito no blog com um todo do universo de acontecimentos, ridículo. Quantas histórias não ficam por contar?

"Como é óbvio, exite hipócrisia em todo lado e cabe a toda gente que se interessa por algo actuar para mudar isso (criticar só para dizer mal não leva a lado nenhum)." by Vítor Silva

Pensa no supracitado, não me irei repetir. Nem todos os crimes de guerra foram julgados.

"Confesso que não sei ao certo quem vocês são mas suponho que sejam (se não forem, peço muita desculpa) os tipos que no jantar de ano faziam imaculadas a toda hora e sem esperar por ninguém." by Vítor Silva

Bem, sinceramente, não percebi. Obviamente já fizemos brindes ao nosso colectivo e já erguemos imaculadas que não foram acompanhadas por toda a gente presente, do mesmo modo que já o fizeram connosco. Simplesmente encaramos provocações de forma saudável, pois esperamos que essas provocações sejam inconscientes, nós não desafiamos ninguém, se alguém nos desafia é porque... Não encontro resposta. Natural.
Mas deixa ver se percebi, és pastrano e falas de um jantar de 2º ano. Hum, ok, não percebo.

"As criticas não surgem por apanharem uma bebedeira, mas sim pela forma como as apanham. Dizem-se dentro do "espírito de Economia" e não esperam pelos colegas para fazer a imaculada?? Apenas esperam pelo "vosso grupo"!! Perderam o espirito de Economia já por aí: Economia está em cima, só depois vêm os outros grupos dentro da faculdade." by Vítor Silva.

Ahhhh, então está bem. Já estava a começar a ficar preocupado. O problema foi essa mesma imaculada... Pensava que o despontar do tufão Selvagem seria um pouco mais. O espírito de Economia, segundo a tua jovem e ignara lógica, é o respeito por toda a imaculada. É um pouco mais que isso, lamento informar
Não tenciono ver mais ninguém a questionar se muitos de nós gostam ou não da Praxe de Economia. Depois de tudo, seria ABSURDO e IGNÓBIL.
Não podem porém tratar nem tentar lidar connosco de uma forma preversa ou mesmo classificar o nosso grupo como iconoclastas.
Podem, entretanto, não gostar de nós, ou de algum de nós, não gostar de alguns acontecimentos.

"Há mais umas coisas de que gostaria de falar, mas não vale apena cansar-me para nada. Sei que não são todos, mas a maioria do pessoal anti-PRAXE tem a visão muito fechada e não consegue ver o outro lado." by Vítor Silva.

Fernando Pessoa não foi um astronauta, Miró não foi um futebolista, Mussolini não foi um sacerdote, nós não somos anti-praxe.
Um treinador de futebol que mude de um esquema de 4-4-2 para um 4-3-3 quer dizer que não gosta da equipa. Há várias maneiras de alcançar um mesmo objectivo. A Praxe não é a nova Inquisição. Ou é?

"Se são anti-PRAXE convidem uns amigos que são pela PRAXE, falem sobre os aspectos em que discordam e fiquem ambos atentos às situações reais para esclarecerem as dúvidas." by Vítor Silva.

Em relação ao nosso grupo e ao discutido...
Pouco sei, mas do pouco que sei, pouco tu sabes.

Espero que te tenha ajudado a encontrar o teu caminho, não sou conselheiro espiritual mas ao ler o teu comentário achei que talvez merecesses um post dedicado a ti e a todas as tuas incertezas que tomas por certezas. "Veni Vidi Vici", pá, não se aplicou neste caso, mas continua nessa procura interior.
Agora meu caro gregário, volta para junto do teu rebanho que eu, honrosamente, voltarei para ao que muitos de vocês gostam de classificar como HORDA.

Lovely,
Sweet Dré

17 Comments:

At 8:25 da tarde, Blogger Tripas said...

Um dia que tenha uma banda vou chamar-lhe Horda de Iconoclastas. É o melhor nome que alguma vez vi.

Quanto ao post acho que foi esclarecedor. Nao deixa margem para grandes duvidas..

Abraços afectuosos,
Tripas

 
At 9:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Acho q o Marcelo Rebelo de Sousa vai fikar um bocado sentido ctg por causa da tua observação ( o homem é mt sensivel).
Fora isso, bom post ;)

Abraços

 
At 11:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 11:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bem... findo os exames deparo-me com este comentário e só me apetece dizer vai pó car....
Que sabes tu de praxe?K sabes tu de dedicação?Procura-me(sou o 116 dos 2 anos anteriores ao k passou)e depois falamos!
Bem camaradas tá na hora de combinarmos as idas á praia selvagens

Atentamente

Zé Pedro

 
At 12:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Diz se mta coisa acertada neste blog e mta bobagem...toda a gente tem frases mais e menos conseguidas mas Victor Silva, vir comentar atitudes pensamentos e maneiras de estar sobre as quais n fazes ideia, fica te mal. Se fizesses pelo menos conhecerias as pessoas em causa e saberias um poukinho do q falas.

No outro dia estava eu na FEP e uma doutora q ate admiro chamou me e disse me q certas coisas que eu tinha escrito neste blog n eram bem assim explicou me o pq e disse me q pensasse bem no q escrevo antes de o fazer, pois agora digo te eu, fica te mt mas mm mt mal vires aki comentares um grupo de pessoas q nem sequer sabes quem sao!
Qt as imaculadas, eu ja fiz imaculadas sem esperar por toda a gente e n sou selvagem, se dizes q o espirito de economia se perde por nao esperarmos por toda a gente para beber um copo acho q toda a gente sera unanime em considerar que estas a menosprezar esse espirito q tanto falas!

---

Agora pos selvagens:
ja q tamos de ferias kero noitadas de poker!!!
Parabens pelo blog da discordia!

 
At 7:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

pronto! deixei-me vencer pela lascívia de quem nada tem para fazer, e vim cair no erro de vos dar umas palavrinhas... não quero comentar este texto em particular, nem nenhum outro. gostava de falar sim de algo superior. Atitude, postura, coerência nos gestos e nas palavras, coisas que tanta falta vos fazem, meus tristes rapazinhos (finalmente, a palavra correcta para vos caracterizar: tristes!)
não vou criticar a "instituição" selvagem. nada tenho a ver com ela, não é um grupo no qual me insiro. mas aprovo a sua existência! digo até que deveria haver mais pessoas a juntarem-se e marcarem uns jantares, uns copos, umas noites bem passadas como vocês fazem (à vossa maneira, claro está, mas cada um é como cada qual). podem ser serões deveras agradáveis, que podem ou não envolver Praxe na sua génese. e aqui chegamos a um ponto crítico... se disse que até aprovo a existência dos selvagens, é porque desconheço Praxe nas vossas actividades. não vos vejo como grupo académico, praxista, ou coisa que o valha. para mim, vocês são apenas um grupo, e nada mais. um grupo de tristes, pronto, mas só isso. podem ser praxistas (alguns de vós são-o, ou tentam sê-lo) no vosso dia-a-dia, ou só nas quintas-feiras, mas espero que quando cada um de vocês veste a pele do selvagem que é, deixe de se sentir representativo da Praxe. e isso é bastante complicado, principalmente para as vossas mentes, limitadas e tristes. recuso-me a explicar-vos. vocês caíram no erro de meter Praxe ao barulho! e viram a merda que deu. para vocês, para aqueles que se indignaram com a vossa presença, para aqueles que tiveram de agir.
a existência da Praxe, assenta numa micro-sociedade, no caso, a da FEP. há um sistema (não é ditatorial, apesar do culto ao líder; chega a ser quase um socialismo utópico) que, bem ou mal, vai funcionando. a chegada de comportamentos desviantes (vocês) podia resolver-se de 2 formas: a vossa exclusão social, ou a vossa re-educação (não se lava a cabeça a ninguém, nem se espezinha quem pensa diferente; segue-se a velha máxima de que 2 cabeças pensam melhor que uma). nada ainda está resolvido... vocês continuam, como de início, com grandes problemas... atitude, postura, coerência. meus meninos, se resolverem estes vossos problemas, sou eu que vos vou ouvir, a vocês e às vossas ideias...
e por favor, acabem com as desculpas esfarrapadas e as falsas promessas. é isso, mais que tudo, que me leva a chamar-vos tristes.

despeço-me com os melhores cumprimentos de um gajo qualquer, que talvez pudesse dar um bom selvagem, se não achasse a selva tão triste...


p.s. - não sabia onde enquadrar este laivo de genialidade que me acorreu agora mesmo: a selva que vocês idolatram, já a vislumbrei, e a mim pareceu-me um pantâno

p.p.s. - andré, quando te vires criticado, ou apontado, e não souberes o que dizer, não apontes erros ortográficos. fica-te mal, a sério. ah! e não digas que tenho razão...

 
At 9:14 da tarde, Blogger Tripas said...

Triste é o teu comentario que toma como verdades os teus juizos de valor e nao os factos.

Triste é o teu comentario em tom autoritario e superior, um bocado contraditorio para quem se intitula de "um gajo qualquer".

Triste é pensares que precisamos que "aproves a nossa existencia".. como se nao tivesses outro remedio.

Triste é julgares que a tua visao pantanosa interessa a alguem.

E, para terminar, se triste é a palavra que eu aprendi na minha mocidade, e se tem o mesmo significado nos dias que correm, garanto-te duma coisa: grupo de tristes é coisa que nao somos pois na Selva a alegria predomina.

Obviamente tambem temos os nossos momentos de tristeza, principalmente quando somos confrontados com comentarios como o teu, sejas la tu quem fores.

 
At 1:22 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A vossa alegria é, infelizmente, inserida artificialmente, tipo dopping. Só passarão a ser um grupo louvável quando passsar a ser louvável também ser bêbedo.

 
At 9:37 da tarde, Blogger Tripas said...

Quem fala do que nao conhece faz sempre figura de ignorante. E como o sr "um outro gajo" nunca esteve presente em nenhum encontro selvagem, provavelmente nem umas cartas jogou connosco, nao pode certamente afirmar tais barbaridades.

Tambem nao queremos ser um grupo louvavel pois, ao contrario de certas pessoas, nao temos o objectivo de ser idolaterados.

Como se isto se prolongar vamos começar uma conversa da treta, nao vou responder a mais comentarios que nao tenham qualquer teor ou conteudo para ser debatido.

Boas ferias pa todos,
O sempre vosso Tripas

 
At 7:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Concordo com o "tripas". vou-me abster de discussões que não tenham qualquer conteúdo, nem tenham inerentes o mínimo nível de interesse, como seja um vulgar 'Bom Dia!'. Peço-vos então a vós guardiões do pântano, que se escusem de o fazer para com a minha pessoa.
E se ainda questionam a minha identidade, digo-vos que sou isto mesmo, um gajo qualquer. E a mais não sou obrigado.

 
At 9:05 da tarde, Blogger andysoa said...

Mais caricato ainda é que um pensador como tu não se dá pelo nome. Um triste como eu, fala ou escreve, na internet ou na cara de qualquer um. Ou será que não?

 
At 6:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Boas!
Venho aqui esclarecer umas coisas.

Não era minha intenção insultar ninguém, nem tão pouco criticar um grupo que não conheço. Reconheço que cai no erro de falar no que ouvi dizer e não no que conheço e no que deduzi (refiro-me ao grupo dos selvagens, que não conheço).
A minha intenção era simplesmente dar outra prespectiva, aos leitores deste site que (muitos) acabam por ser da FEP, da Praxe. Fico triste em saber que a sociedade em geral é anti-praxe e com razão.
Por este motivo, acho que é bom dar a conhecer uma casa com uma Praxe que se fosse conhecida, provavelmete a sociedade tinha outra opinião.
Tudo bem, eu sei que a Praxe não é perfeita, como tudo há coisas que precisam de ser melhoradas. E vale apena: umas vezes bem outras mal, o Respeito é implementado (ou tenta-se) em jovens com 18 que no geral vêm de escolas onde eram dos melhores e pensam que sabem mais que os seus pares, para alem de a Praxe ser um meio incrível de integração. E a FEP tem gente de todo lado.
Vi também muitas vezes comentado o episódio da imaculada. É uma questão de princípio: não se faz uma cena só porque os outros também fazem, faz-se as coisas porque se acha que estão correctas. Se se discorda faz-se algo para a mudar ou até que alguém nos convença a acredidar noutro ponto de vista. Deixo a questão: Acham que está correcto dentro de um grupo brindarem uns pra cada lado?

Para terminar, eu sei que há mais pessoas com visões de Praxe diferentes e a semelhantes às aqui discutidas, mas não assinem como "um gajo qualquer", tudo o disserem cai em discrédito. Se não querem por o vosso nome usem um pseudónimo, ninguém vos vai pedir o BI.

Saudações,

Vítor Silva

 
At 6:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Esqueci-me de uma coisa: a imagem que a sociedade tem de praxe é a deste site: http://pimentanegra.blogspot.com/2006/05/as-vergonhosas-praxes-nas-escolas.html . É este tipo de imagem que, depois de passar pela Praxe de Economia, tento mudar com pequenos gestos de cada vez.

Cumprimentos,

Vítor Silva

 
At 2:55 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Venho aqui, para somente deixar um abraço a todos os amigos que tenho e que fazem parte dos SELVAGENS... Parabens pelo blog....

 
At 6:31 da tarde, Blogger andysoa said...

Esses amigos convidam-te para estares presente no jantar Selvagem da semana de economia. Informacoes adicionais serao enviadas via sms! Abraço manu.

 
At 9:09 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eu so acho k anda meio mundo o lixar o outro meio!!o problema se repararem e todo ele derivado da questao!

 
At 10:47 da tarde, Blogger andysoa said...

Percebes da poda ó guimaraes, tens esse treininho todo mesmo de quem vem da aldeia!

 

Enviar um comentário

<< Home